Você já parou para pensar quantas horas por dia fica exposto à luz artificial de celular, computador, TV e outros aparelhos eletrônicos?
Uma pesquisa recente, mostra que o Brasil é o 2° país que passa mais tempo navegando na internet e, o 3° nas redes sociais. É uma média de mais de 10h por dia exposto à luz artificial de aparelhos tecnológicos. Mas afinal de contas, o que isso tem a ver com a nossa visão?
Bom, acontece que os aparelhos que emitem a luz artificial como computadores, celulares, tablets, televisões e entre outros que estão tão presentes no nosso dia a dia, seja a lazer como a trabalho, são fontes significativas de luz azul.
A luz azul é responsável por avisar ao nosso organismo que está na hora de acordar e, pode tanto ser benéfica quanto prejudicial à nossa saúde ocular. Isso porque existem dois espectros de luz azul:
Luz azul-turquesa: é a luz azul natural, presente nos raios solares e está relacionada à produção de vitamina D no nosso corpo, garantindo uma sensação de bem-estar e ajudando o nosso ciclo circadiano (ciclo natural do sono).
Luz azul-violeta: é a luz artificial de aparelhos eletrônicos. Uma exposição em grande escala pode causar fadiga ocular, dores de cabeça, atrapalhar nosso sono e prejudicar o globo ocular com o passar dos anos.
E, para proteger nossos olhos da luz azul-violeta, foi desenvolvida uma lente especial que filtra essa luz azul prejudicial, permitindo apenas a chegada da luz azul-turquesa (natural), melhorando nosso conforto visual. Assim, os óculos com lentes que filtram a luz azul é uma excelente alternativa para quem passa horas em frente ao computador ou celular.
E se você ainda não entendeu a real importância de barrar a chegada dessa luz aos seus olhos, vamos citar alguns dos benefícios que essa lente pode trazer para você a curto e longo prazo:
1.Conforto visual
Um dos principais motivos para você trocar a lente dos seus óculos por lentes que filtram a luz azul, é o conforto que elas podem te proporcionar. Quem passa longas horas trabalhando em frente ao notebook ou celular, sabe o desconforto que a luz artificial pode causar. Ao longo do dia nossa vista vai ficando mais cansada, podemos apresentar uma fadiga ocular, vista embaçada, lacrimação e até mesmo fortes dores de cabeça. E isso acontece pela exposição à luz azul nociva. Quando essa luz é filtrada, você pode observar uma notável melhora no conforto da sua visão.
2.Melhora a qualidade do sono
Muito se fala sobre como usar o celular antes de dormir pode ser prejudicial para o seu sono. Mas como isso realmente acontece e qual a ligação da luz azul com o sono?
Bom, o celular é citado com uma certa frequência por ser algo habitual da nossa rotina passar alguns minutos checando as redes sociais antes de pegar no sono. Mas o responsável por atrapalhar nosso descanso é justamente a luz artificial emitida pelo aparelho.
Isso acontece porque, durante o dia a nossa produção de melatonina (hormônio responsável pelo sono) é inibida e volta a ser estimulada no período noturno, com a ausência da luz solar. E durante o nosso descanso,
o nosso corpo está ativamente realizando uma série de reparos para compensar nossas perdas diárias, como células saudáveis, anticorpos, processos antiinflamatórios e cicatrizantes, etc.
Porém, como explicado anteriormente, a luz azul é responsável por avisar nosso organismo que está na hora de “despertar”, portanto a absorção dessa luz no período noturno pode “enganar” nosso corpo, mandando um comando de que devemos permanecer acordados e atentos. Consequentemente nossa qualidade de sono é afetada, podendo causar picos de estresse, ansiedade e até mesmo depressão.
Em contrapartida, colaboradores que trabalham em locais bem iluminados com luz natural, apresentam uma melhoria na qualidade do sono em comparação a quem passa o dia em um escritório fechado. Isso porque além de a exposição ao sol ajudar no equilíbrio do nosso sono, a luz azul-turquesa
também é uma importante aliada na produção de serotonina, conhecida como hormônio da felicidade.
3.Pode ser feito com ou sem grau
Outro ponto positivo dessas lentes, é que ela não beneficia apenas pacientes com problemas refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo). Caso você não precise de óculos mas, mesmo assim, queira proteger seus olhos dessa exposição à luz azul nociva, é possível! Além de te proporcionar mais conforto visual, ainda vai te ajudar na prevenção de doenças oculares causadas por essa exposição.
Nesse caso, o indicado é que você utilize como óculos de descanso ou de leitura, mas também é muito importante seu uso a noite, já que isso pode influenciar diretamente na qualidade do seu sono.
4.Ideal para crianças
Apesar dos maiores afetados por essa exposição serem jovens e adultos, principalmente devido aos estudos ou trabalho, a vista dos pequenos também merece uma atenção e cuidado especial. A cada dia que passa a tecnologia está mais presente na nossa rotina e, com certeza, na das crianças também.
Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, revelou que cerca de 69% das crianças e adolescentes no Brasil, de 9 a 17 anos, usa a internet mais de uma vez por dia. Além disso, quantas vezes não somos coagidos a entregar o celular ou tablet com algum vídeo infantil para “acalmar” ou distrair nossos filhos, primos e sobrinhos?
Como as telas de smartphones e computadores estão cada vez mais presentes na infância também, as lentes com filtro de luz azul são uma ótima opção aos baixinhos.
Em alguns celulares, atualmente, já existe uma função chamada “Filtro de Luz Azul”. Ela consiste em, a partir do pôr do sol (ou definido manualmente pelo usuário), tornar a tela do aparelho mais agradável para não agredir os olhos.
Em geral, caso você tenha essa função no seu smartphone, talvez sinta uma diferença na cor da tela: ela poderá ficar mais amarelada. Com isso, os contrastes de cor são reduzidos com o objetivo de não exigir muito trabalho dos olhos em ambientes e horários de escuridão ou pouco iluminados.
Filtro de luz azul no celular e computador
Além das lentes com filtro para luz azul, outra ótima alternativa para proteger seus olhos da luz azul-violeta é utilizar as configurações do seu celular ou computador para diminuir essa emissão de luz azul. Eles tornam a sua tela um pouco mais “quente” e você pode sentir uma diferença nos tons das cores, mas você consegue ajustar facilmente a intensidade desse filtro para que tenha uma visualização mais confortável.
Em aparelhos da Apple, essa configuração pode ser encontrada como a opção de Night Shift, enquanto na Samsung é facilmente localizado por Filtro de Luz Azul ou ainda, Modo Noturno para usuários de Motorola. Você também consegue ajustar essa configuração no seu notebook, ajudando a prevenir sua saúde ocular e os efeitos que essa exposição podem causar.
Mesmo com essa opção, o mais recomendado por profissionais da saúde ainda são os óculos com lentes com filtro para luz azul, apesar da combinação das duas opções casarem muito bem.
Essa adaptação pode te trazer grandes benefícios, tanto a curto quanto a longo prazo. E não apenas para a sua visão mas para a sua saúde como um todo, como pudemos ver. Além de melhorar seu conforto visual (o que já é um ponto importantíssimo), você ainda terá mais qualidade de sono, um melhor desempenho (consequente também dos incômodos que podem vir devido à exposição, como dores de cabeça e olhos irritados, cansados ou lacrimejando) e ainda está prevenindo doenças como Catarata e DMRI, que podem levar à cegueira.